47 3387-7900    Atendemos em todo Brasil

Los Angeles pinta suas ruas de branco para baixar temperatura

LOS ANGELES- Uma camada de pintura sobre as ruas contra o aquecimento global. A tecnologia, iconoclasta na aparência, mas levada bem a sério pelos ecologistas, está sendo submetida a teste em Los Angeles. A cidade, onde as temperaturas podem ultrapassar 40 graus centígrados no verão, é uma das primeiras megalópoles do mundo a testar o “cool pavement”, ou “pavimento fresco”, pintando algumas ruas com um revestimento especial de cor branco cinzento.

O pavimento de asfalto negro comum absorve entre 80% e 95% da luz solar, enquanto que o revestimento claro a reflete, abaixando a temperatura do solo significativamente, de acordo com os defensores desta tecnologia.

– O calor aqui, sobre a superfície negra… é de 42°, 43°C neste momento. E sobre a superfície já seca do outro lado, apesar de ter só uma camada de branco e ainda precisar de uma segunda, é de 36°C- afirma Jeff Luzar, vice-presidente da Guartop, a companhia que fornece o revestimento, durante uma demonstração à imprensa. – Uma diferença de temperatura de 6° a 7°C.

Greg Spotts, diretor-adjunto do departamento de manutenção de estradas de Los Angeles, diz que se trata da primeira cidade na Califórnia a colocar à prova este “pavimento fresco” sobre uma rua pública. Esta pintura havia sido utilizada anteriormente apenas em estacionamentos.

– Esperamos que outras cidades se inspirem (…) e que os fabricantes se animem a desenvolver novos produtos- diz Luzar.

Agora a prefeitura deve observar as reações dos habitantes a estas incomuns ruas brancas, assim como a rapidez com que ficam sujas pela passagem dos carros e os restos de óleo e combustível.

Continue lendo