O projeto de Reutilização de Resíduos de Processo como Matéria Prima para Produzir consistiu na produção de embalagens plásticas flexíveis utilizando como matéria prima resina plástica de origem fóssil + resina de apara reciclada. Além disso, os materiais contaram com a adição do P-Life, um aditivo que transforma o plástico em biodegradável, estreitando sua decomposição para aproximadamente dois anos se descartado de forma incorreta na natureza. Dessa forma, as embalagens se tornaram biodegradáveis e sustentáveis, não gerando resíduos de produção e reduzindo o impacto ambiental.
O Go Green P-Life é um aditivo pró-degradante inovador, projetado para acelerar a degradação de plásticos e permitir sua rápida decomposição em condições adequadas de descarte. Desenvolvido no Japão com tecnologia de ponta em biodegradação, esse aditivo utiliza óleo de coco da Palmeira como principal componente, a partir de uma fonte renovável, atóxica e livre de trabalho escravo. O ácido graxo extraído do óleo de coco transforma polímeros derivados de nafta, como PE, PP, PET, entre outros, em materiais biodegradáveis, sem deixar resíduos de metais pesados no meio ambiente ao quebrar as moléculas de plástico.
Go Green P-life deve ser incluído no processo padrão de transformação, não sendo necessária a alteração da fórmula. Ele não oferece riscos e não altera propriedades como resistência, transparência, selagem, permeabilidade e impressão, possibilitando a reutilização e reciclagem dos produtos antes do início do processo de degradação.
– Não Deixa Resíduos Tóxicos ou Microplásticos no Meio Ambiente;
– É Biodegradável;
– Valorização da Sua Marca Com o Selo “P-Life”
– Redução da pegada de Carbono.
Tanto a resina PCR quanto a resina PIR desempenham papéis cruciais em um modelo mais sustentável, pois permitem o reaproveitamento de plásticos que, de outra forma, seriam desperdiçados e descartados no meio ambiente. No entanto, há diferenças entre essas duas modalidades de resinas recicladas.
A resina PCR (Post-Consumer Resin) é obtida a partir de plásticos que foram descartados pelos consumidores após o uso. Quando o plástico é corretamente destinado ao lixo reciclável ou a programas de economia circular e logística reversa, ele pode ser recolhido, processado e transformado novamente em resina. A resina PCR então retorna ao ciclo produtivo, contribuindo para a redução de resíduos na natureza e promovendo a sustentabilidade.
A resina PIR (Post-Industrial Resin) é um tipo de resina obtida a partir de materiais reciclados que foram utilizados durante o processo de produção industrial. Diferente de outros tipos de resinas recicladas, a resina PIR não chega ao consumidor final antes de ser reciclada. Esse processo garante que o material tenha alta qualidade, pois é composto por resíduos gerados exclusivamente dentro do próprio ciclo produtivo. Utilizar resina PIR é uma excelente forma de promover a sustentabilidade, mantendo a integridade e a performance dos produtos finais.
Na Pomerplast, oferecemos um portfólio diversificado de resinas, incluindo as tradicionais de origem fóssil e as sustentáveis como PCR, além de resinas derivadas da cana-de-açúcar. Contamos também com o aditivo P-life, que transforma o plástico em biodegradável.
Entre em contato conosco para tornar seus produtos mais sustentáveis com embalagens plásticas flexíveis que combinam qualidade e respeito ao meio ambiente.